Em razão da pandemia, a Receita Federal do Brasil postergou para o dia 30 de junho o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda e, pela primeira vez, antecipou para o dia 29 de maio a restituição do IR – das declarações já processadas – , ou seja, antes do fim do prazo de transmissão.
Este primeiro lote contemplará contribuintes idosos ou com doenças graves.
As quantidades de lotes também foram reduzidas de sete para cinco – com o último lote de restituição previsto para o dia 30 de setembro. No ano passado, as restituições se iniciaram em 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.
Outra mudança é quanto ao dia do crédito bancário, normalmente se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, o pagamento será realizado em lote no último dia útil do mês. A cada lote, os valores da restituição serão corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 3% ao ano.